Motor de Vidro Elétrico Automotivo X Robô de Sumô

No post de hoje, irei explicar que tipo de motor é o de vidro elétrico automotivo e a aplicabilidade na utilização do mesmo em projetos para robôs de sumô.



Os motores para vidros elétricos são do tipo corrente contínua DC (no inglês Direct Current), possuem imãs permanentes fixos a carcaça, que forma o estator, e um rotor que possui vários enrolamentos. Estes enrolamentos geram um campo magnético que, em conjunto com os campos dos imãs, gera um torque no rotor. Para que se tenha uma saída com torque aproximadamente constante, os enrolamentos devem ser comutados continuamente, tarefa feita pelo comutador presente no rotor e pelas escovas presas na carcaça do motor. Eletricamente, o motor DC pode ser modelado por uma resistência, uma indutância e uma fonte de tensão, cujo valor é diretamente proporcional a velocidade do motor, todos em série. 

A IMPORTÂNCIA DOS MOTORES EM ROBÔS DE SUMÔ

Os motores são provavelmente a parte mais importante de um robô de sumô. O mais utilizado é o de corrente continua DC (Direct Current), pois atingem alto nível de torque, serem acionados por baterias e seu controle de velocidade é relativamente simples. A escolha do motor depende exclusivamente do seu peso, torque e de seu consumo. 

Comentários

Postagens mais visitadas