ATERRO SANITÁRIO BANDEIRANTES x A IMPORTÂNCIA DO APROVEITAMENTO DE ENERGIA A PARTIR DO LIXO ORGÂNICO

Olá pessoal, hoje vou falar um pouco sobre o Aterro sanitário bandeirantes onde é produzido o biogás a partir do lixo orgânico (resíduos sólidos).

Mas, o que é o biogás?

É um combustível proveniente de material orgânico, ou seja, resíduos de lixo sólidos, gerador da biomassa, portanto é uma fonte de energia renovável (energia limpa), podendo ser substituído por combustíveis fosseis. Este é produzido a partir da fermentação anaeróbica (ausência de ar) de bactérias na biomassa. 

foto tirada no aterro bandeirante - usina de geração do biogás

Combustível fóssil, como devo considerar este?

Devo considerar que este é formado, a partir de processos naturais, como a decomposição de  organismos mortos soterrados, contendo alta quantidade de carbono, usado para alimentar a combustão. Os combustíveis fósseis são recursos não renováveis, pois levam milhões de anos para se formarem, e as reservas estão prestes a se esgotar, já que o consumo é bem maior que a produção. 

Com que tipo de energia, devemos atualmente nos acostumar ou se adaptar? 

Devemos nos acostumar com a energia limpa, que seria o aproveitamento da energia solar (radiação), energia eólica (vento), energia da biomassa (energia vinda dos restos de lixo sólido, matéria orgânica), entre outros meios que se produzem energia, futuramente irei comentar sobre o assunto, que é bastante interessante. 

O aterro bandeirantes em São Paulo

Para realmente saber o que torna grande uma cidade, é preciso expor sua força vital e secreta. Num sistema de complexidade, tecnologias incríveis, do qual dependem milhões de pessoas, mais que poucos compreendem. Por sua vez, São Paulo é a segunda maior cidade do planeta, e a mais importante do Brasil, só em São Paulo vivem mais de 10 milhões de pessoas, contudo alocar pessoas em um espaço não é problema, a questão  é onde colocar o lixo que elas produzem. Atualmente São Paulo gera diariamente 14 milhões ou mais de toneladas de lixo. Antes, o destino do lio era um depósito a céu aberto, um imã para ratos, doenças e gente. A população mais carente vasculhava o lixo de outras pessoas, a busca do que comer, uma mega cidade inteira derrotada ao desperdício. 

São Paulo é vítima do próprio sucesso, e por décadas a cidade mais opulenta (opulenta = possui muitos bens/ grandes riquezas), do país atraiu milhares de pessoas de outras regiões, com ilusões de riqueza, o resultado, migração crescente, poluição sufocante e montes de lixo. Agora São Paulo embarcou  na revolução verde, esta mega cidade está tentando se salvar por meio da reciclagem. E além da reciclagem, um ponto muito importante é o aproveitamento de energia eficaz, vindo das próprias residências, já que os aterros estão cada vez mais aumentando pela grande cidade, desta forma poderíamos ter uma máquina que ao descartar o lixo sólido, pudesse reverter o mesmo para o gás, através do processo de fermentação, convertendo assim, para o gás de cozinha, (projeto a ser estudado).

Mas, atualmente o principal causador de todo este problema é o dinheiro, pois o investimento do aproveitamento de energia em todos os aterros seriam altos.



foto tirada no aterro bandeirante

foto tirada no aterro bandeirante


Atualmente SP aproveita os hectares de lixo para o aproveitamento de energia, no caso o aterro bandeirantes e São João no município de SP.

Voltando ao passado, toda essa revolução em aterro, começou pelo bandeirantes, sendo ele considerado um dos maiores aterros do mundo, além de ser uma usina de energia. Ele funciona graças a uma fonte de combustível barato, sendo ele o lixo

O aterro Bandeirantes, já foi um vasto vale do tamanho de 175 campos de futebol, agora o lixo é depositado em camadas que atinge 7 metros de profundidade, e no meio delas uma camada de terra de 20Cm. Quando o vale aumenta de volume, a pressão cria um subproduto líquido chamado percolado.

Mas, o que é um percolado?

Percolado é líquido resultante da percolação da água das chuvas em combinação com o da matéria orgânica (lixo sólido, vindo de restos de verduras, frutas, entre outros) decomposta e que escorre de aterros sanitários, o chorume: A coleta e tratamento de percolado em aterros, este impede a contaminação de lençóis freáticos.

Para  evitar a contaminação do solo e lençóis freáticos a base do aterro é coberto por um lençol impermeável de polietileno de aproximadamente 5 mm de espessura. Quando o lixo se decompõe, produz naturalmente o gás metano, aprisionado sobre a terra, o metano é extraído através de 200 tubos verticais, uma tonelada de lixo, produz até 200 litros de gás, isso é o suficiente para gerar energia para uma casa, durante aproximadamente uma hora. Camada por camada, o aterro bandeirantes armazena energia, em um ano este aterro consegue gerar energia para até 400 mil pessoas, o aterro opera durante todo o ano sem pausas. Diariamente sua capacidade aumenta. O aterro atualmente gera energia para os municípios vizinhos de SP. 


https://www.vgresiduos.com.br/blog - Funcionamento da estação de biogás dentro do aterro.


Espero que tenham gostado da matéria,

um beijo a todos e um excelente estudo. 

Comentários

Postagens mais visitadas